Zoonose irá castrar cães e gatos gratuitamente
Castrar cachorro e gato não terá mais custo para a população de Guarulhos. Uma iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, pretende ampliar de 40 para cerca de 600 o número de cirurgias realizadas por mês no CCZ, o objetivo da prefeitura é incentivar a posse responsável e diminuir a população animal, especialmente a que fica solta nas ruas, provocando doenças, acidentes de trânsito e sofrendo maus-tratos.
Cadastro
Para fazer o cadastro, o proprietário deve ter idade mínima de 18 anos, além de disponibilidade para levar o animal até o Centro de Controle de Zoonoses, onde deverá, obrigatoriamente, participar de uma palestra sobre posse responsável. Deverá apresentar também documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos os cães e gatos castrados serão registrados e vacinados contra a raiva.
A medida é mais uma ação do programa de controle animal do Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos. Conforme explicou a médica veterinária Cristina Magnabosco, responsável pelo CCZ de Guarulhos, o programa de castrações gratuitas foi implantado porque a mera eutanásia de animais sadios é uma prática comprovadamente ineficaz para o controle populacional e, além disso, não cria a responsabilidade nos proprietários. "Com a oferta de cirurgias, a feira de adoção e programas educativos nas escolas e na comunidade, queremos conscientizar a população de que devemos cuidar dos animais com responsabilidade e respeito, já que estamos diante de uma vida", salientou Cristina.
CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos - Jardim Triunfo - Bonsucesso, Rua Santa Cruz do Descalvado, nº, 506 - Guarulhos - (0xx)11 2436-3666
